terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Ensino Aprendizagem


PROJETO: ENSINO APRENDIZAGEM



  1. Tema do Projeto
Festa Junina.

  1. Identificação

Este projeto se destina aos alunos do EJA (Educação Jovens e Adultos) Ensino Fundamental e Médio, bem como para os alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer).



3.  Justificativa

            Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos juninos. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema que é de grande agrado dos alunos. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse de todos. Este tema vai construir uma rica oportunidade para os professores desenvolverem o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro, tendo em vista a necessidade de momentos de lazer e objetivando a integração do individuo ao meio social, desenvolvendo o conhecimento mútuo e a participação grupal, além de tornar as aulas mais prazerosas e atrativas.
            Verifica-se que os professores de Educação Física e Ensino Religioso são os maiores responsáveis em motivar o aluno a praticar as aulas de atividades físicas, fazendo com que este aluno mantenha esses hábitos para a vida toda, pois, toda pessoa passa pela escola para se tornar um cidadão digno e com responsabilidade, capaz de aproveitar a vida, com mais qualidade.
            Diante deste quadro, imaginamos um projeto que envolvesse toda comunidade escolar, trabalhando com atividades recreativas, danças, concursos, etc., com o objetivo de promover um momento de recreação dentro da escola.



4. Objetivos:

4.1 Objetivo Geral

Promover um momento de integração entre escola e comunidade, no qual seja possível realizar os festejos juninos, permitindo assim, a valorização da cultura brasileira, através de momentos de lazer e descontração.


4.2 Objetivos Específicos

  • Despertar o gosto pelas festas juninas;
  • Desenvolver o interesse pelos trabalhos e danças folclóricas;
  • Ampliar a capacidade dos ânulos de escutar, dialogar, participar, trabalhar em equipe e competir.
  • Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança.



5. Sistematização

            Após estudos prévios sobre festa juninas, de acordo com cada disciplina, inicia-se a organização da festa, como a ornamentação e ensaios das atrações a serem apresentadas.


6. Avaliação

            Na avaliação, será utilizado a linha de avaliação formativa, que propõe uma interação entre professor, aluno e comunidade escolar, visando a construção do conhecimento através de suas equidades. Nesse contexto poderão ser obtidos resultados qualitativos e não somente quantitativos.
             Na avaliação formativa, professor e aluno são agentes efetivos do processo educativo.
            Para que sejam obtidos resultados significativos no processo educacional, é preciso que essas competências sejam integradas ao conhecimento do aluno, uma vez que a construção do conhecimento é um movimento dinâmico.

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