terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Ensino Aprendizagem


PROJETO: ENSINO APRENDIZAGEM



  1. Tema do Projeto
Festa Junina.

  1. Identificação

Este projeto se destina aos alunos do EJA (Educação Jovens e Adultos) Ensino Fundamental e Médio, bem como para os alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer).



3.  Justificativa

            Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos juninos. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema que é de grande agrado dos alunos. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse de todos. Este tema vai construir uma rica oportunidade para os professores desenvolverem o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro, tendo em vista a necessidade de momentos de lazer e objetivando a integração do individuo ao meio social, desenvolvendo o conhecimento mútuo e a participação grupal, além de tornar as aulas mais prazerosas e atrativas.
            Verifica-se que os professores de Educação Física e Ensino Religioso são os maiores responsáveis em motivar o aluno a praticar as aulas de atividades físicas, fazendo com que este aluno mantenha esses hábitos para a vida toda, pois, toda pessoa passa pela escola para se tornar um cidadão digno e com responsabilidade, capaz de aproveitar a vida, com mais qualidade.
            Diante deste quadro, imaginamos um projeto que envolvesse toda comunidade escolar, trabalhando com atividades recreativas, danças, concursos, etc., com o objetivo de promover um momento de recreação dentro da escola.



4. Objetivos:

4.1 Objetivo Geral

Promover um momento de integração entre escola e comunidade, no qual seja possível realizar os festejos juninos, permitindo assim, a valorização da cultura brasileira, através de momentos de lazer e descontração.


4.2 Objetivos Específicos

  • Despertar o gosto pelas festas juninas;
  • Desenvolver o interesse pelos trabalhos e danças folclóricas;
  • Ampliar a capacidade dos ânulos de escutar, dialogar, participar, trabalhar em equipe e competir.
  • Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança.



5. Sistematização

            Após estudos prévios sobre festa juninas, de acordo com cada disciplina, inicia-se a organização da festa, como a ornamentação e ensaios das atrações a serem apresentadas.


6. Avaliação

            Na avaliação, será utilizado a linha de avaliação formativa, que propõe uma interação entre professor, aluno e comunidade escolar, visando a construção do conhecimento através de suas equidades. Nesse contexto poderão ser obtidos resultados qualitativos e não somente quantitativos.
             Na avaliação formativa, professor e aluno são agentes efetivos do processo educativo.
            Para que sejam obtidos resultados significativos no processo educacional, é preciso que essas competências sejam integradas ao conhecimento do aluno, uma vez que a construção do conhecimento é um movimento dinâmico.


Amigos são Cores

Amigos são "cores", cada qual com seu matiz, e um jeitão sempre muito marcante. Há o Amigo "cor verde" : É aquele que em tudo ressalta a beleza da Vida e põe esperança nela. Ergue-nos! Há o Amigo "cor azul" : Ele sempre traz palavras de paz e de serenidade, dando-nos a impressão, ao ouvi-lo, que estamos em contato direto com o céu ou com o profundo azul do mar. Ele nos eleva! Há o Amigo "cor amarela" : Ele nos aquece, assim como o sol; faz-nos rir, sorrir e enxergar o amarelo brilho das estrelas bem ao alcance das nossas mãos. Há o Amigo "cor laranja" : Ele nos traz a sensação de vigor, saúde, enriquece nosso espírito com energias que são verdadeiras vitaminas para o nosso crescimento. Há o Amigo "cor vermelha" : É aquele que domina as regras de viver, é como nosso sangue. Ele acusa perigos, mas nunca nos abala a coragem. É pródigo em palavras apaixonadas e repletas de caloroso amor. Há o Amigo "cor roxa" : Ele traz à tona nossa essência majestosa, como a dos reis e dos magos. Suas palavras têm nobreza, autoridade e sabedoria. Há o Amigo "cor cinza" : Ele nos ensina o silêncio, a interiorização e o auto-conhecimento. É um indutor a pensamentos e reflexões. Ajuda a nos aprofundar em nós mesmos. Há o Amigo "cor preta" : Ele é mestre em mostrar nosso lado mais obscuro, com palavras geralmente duras, atinge-nos sem "anestesia" e, com boas intenções, leva-nos a melhor considerar nossas atitudes perante a vida. ... E há o Amigo "cor branca" : Esse é uma mistura de todos. é aquele que "saca" um pouco de cada um e nos revela verdades nascidas da vivência e da incorporação de conhecimentos. Ele nos prova que, não só ele, mas também todos os outros, têm verdades aprendidas para partilhar conosco. Se reunirmos a todos num Grande Encontro, veremos um arco-íris de Amor e de Amizade.


sábado, 4 de junho de 2011

Poesia Felicidade


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver

Apesar de todos os desafios,

Incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas

E se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si,

Mas ser capaz de encontrar um oásis

No recôndito da sua alma.



É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.

É ter segurança para receber uma crítica,

Mesmo que injusta.



Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou

Construir um castelo...

Fernando Pessoa